Royalties da Amazon e NuConta: Por que não dá certo?

Quem publica livros de forma independente através do Kindle Direct Publishing ou faz publicidade através do programa Associados Amazon já deve saber que não é possível receber os royalties desses programas através da NuConta.
A NuConta é a conta digital do Nubank, que tem a vantagem de não ter tarifas e ainda ter TEDs ilimitados sem custo algum. Além disso, o dinheiro que fica na NuConta rende o CDI e tem liquidez diária.
Todavia, existe um pequeno detalhe sobre a NuConta que impossibilita o recebimento de pagamentos provenientes da Amazon: a NuConta não é conta corrente.
Os pagamentos da Amazon são realizados por meio de TEF (transferência eletrônica de fundos) e o emissor do TEF pode restringir o tipo de conta que irá receber o dinheiro. No caso da Amazon, a restrição é que a conta receptora seja uma conta corrente.
Mas afinal, o que é a NuConta? A NuConta não é conta corrente e nem poupança, trata-se de uma conta de pagamentos, uma outra modalidade de conta regulamentada pelo Banco Central.
Enfim, políticas da Amazon... Seria maravilhoso se a Amazon aceitasse outros tipos de conta. Contudo, hoje em dia, com ascensão das contas digitais, alguns bancos grandes como Itaú, Bradesco e Santander facilitaram a abertura de contas correntes pela internet.
"Ah! Mas conta corrente paga tarifa mensal." Na verdade, paga tarifa quem quer, pois os bancos são obrigados por lei a disponibilizar a opção de "pacote de serviços essenciais", onde você não paga nenhuma tarifa mensal.
Outra boa opção (creio que seja a melhor) para receber os royalties da Amazon é o Banco Inter, cuja conta digital é uma conta corrente sem mensalidade e que oferece uma série de serviços ilimitados.
Enfim, apesar da NuConta ser uma ótima opção para quem está precisando de uma conta digital gratuita, ela infelizmente não pode ser utilizada para receber os pagamentos do Programa de Associados da Amazon ou do Kindle Direct Publishing.
Confira todos os meus livros: Meus Livros.