Fundos de investimento são protegidos pelo FGC?

Cofre porquinho ouro

Uma questão recorrente no mundo dos investimentos é se o os fundos de investimentos são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

A resposta é bem simples: não, fundos de investimento não contam com a proteção do FGC. Mesmo que o fundo seja administrado ou custodiado por uma instituição vinculada ao FGC, isso não o torna elegível para a proteção.

Os fundos de investimentos simplesmente não estão inclusos no rol de instrumentos financeiros elegíveis à proteção do FGC.

Isso significa que os fundos são menos seguros? Não necessariamente. O problema de avaliar o risco de um fundo de investimento é que a carteira de muitos deles é simplesmente caótica, havendo a necessidade de avaliar ativo por ativo e mensurar o risco de cada um.

É claro, existem fundos que adotam uma estratégia mais simplista e alocam praticamente todos os recursos em títulos públicos, oferecendo assim uma proteção superior ao FGC.

É possível, através do site da CVM, consultar a carteira dos fundos investimentos brasileiros, porém muitos gestores optam por deixar as informações dos ativos em sigilo para não revelar a estratégia do fundo.

Enfim, reforçando a resposta do título, fundos de investimento não são protegidos pelo FGC e, se você pretende investir num fundo, avalie bem os últimos relatórios e tente consultar a carteira do fundo no site da CVM para ter uma noção de como o gestor irá aplicar o seu dinheiro.

Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay