Kindle Unlimited: por que o livro que eu quero não está no catálogo?

Parede de livros

Se você já testou o Kindle Unlimited alguma vez, provavelmente deve ter percebido que nem todos os ebooks disponíveis para venda no site da Amazon podem ser lidos através do serviço. Mas por que isso acontece?

Para quem não sabe o Kindle Unlimited é um serviço da Amazon no qual você tem acesso ilimitado a uma biblioteca com mais de um milhão de ebooks mediante o pagamento de uma assinatura mensal. Até a data em que esta postagem foi escrita, o valor era de R$ 19,90.

Na prática, o serviço se assemelha à Netflix ou ao próprio Amazon Prime, onde você paga uma mensalidade e pode assistir filmes e séries à vontade via streaming, porém ao invés de filmes e séries o Kindle Unlimited te concede acesso a livros.

Todavia, as semelhanças não param por aí. Assim como a Netflix e o Amazon Prime não possuem todos os filmes que existem em seus respectivos catálogos, o Kindle Unlimited também não te dá acesso a todos os livros que existem.

É claro, isso não responde a pergunta do primeiro parágrafo desta postagem: por que alguns livros disponíveis para venda na Amazon não estão disponíveis no Kindle Unlimited? A resposta é bem simples: a editora do livro ou o autor não cadastraram o livro no programa.

Autores independentes (como eu) podem disponibilizar seus livros no Kindle Unlimited através do Kindle Direct Publishing cadastrando-os no programa KDP Select. Somos quase obrigados a fazer isso se quisermos ganhar algum valor descente.

Já as editoras também podem adicionar seus ebooks no Kindle Unlimited, porém eu não sei quais são as condições. Talvez elas não coloquem os livros no serviço porque não compensa financeiramente. Mas isso é mera especulação minha.

Por fim, não confunda o Kindle Unlimited com o Prime Reading. O catálogo de livros dos dois é diferente, sendo que o último possui um catálogo mais enxuto, rotativo, selecionado pela própria Amazon e é parte do Amazon Prime.