NuConta agora tem opção de investimento com proteção do FGC

Cofre roxo

Num artigo anterior do blog, eu havia informado que a NuConta não tem a proteção do FGC por se tratar de uma conta de pagamentos, que não possui proteção do FGC. Todavia, o saldo da NuConta é alocado em títulos públicos, que são os títulos mais seguros do país.

Pois bem, recentemente, o Nubank, devido a enorme demanda de seus clientes, passou a oferecer a opção de investir o saldo da NuConta em RDBs (Recibos de Depósito Bancário), investimento que conta com a proteção do FGC.

De acordo com o Nubank, os RDBs terão a mesma rentabilidade que a NuConta possui atualmente (100% do CDI). Para realizar a mudança, o cliente deve acessar a NuConta e configurá-la para que os depósitos sejam aplicados em RDB. Sem a configuração, os depósitos continuarão sendo aplicados em títulos públicos.

Isso significa que a NuConta ficará mais segura? Na verdade, não. Atualmente, a forma mais segura de investir é através dos títulos públicos, conforme argumentado no início do artigo. Para se ter uma noção, parte de todo dinheiro que o FGC tem em caixa está alocado em títulos públicos!

Além disso, o caixa do FGC hoje representa cerca 5% de todo o saldo elegível à proteção. O saldo elegível é aquele que atende os requisitos e limites do fundo, tal como até 250 mil reais cobertos por CPF, por instituição com um limite de até um milhão a cada 4 anos (não vou elencar os demais requisitos e situações para não estender a postagem). Ou seja, em caso de uma crise sistêmica, o FGC simplesmente quebra.

No mais, acredito que o Nubank tenha aberto essa possibilidade devido aos inúmeros pedidos de clientes e também para passar maior segurança com a "proteção" do FGC.

Imagem de Reimund Bertrams por Pixabay