Quem foi a espiã Sarah Winter?

Sarah Winter

Após a prisão da militante bolsonarista Sara Winter, cujo nome original é Sara Giromini, um perfil no Twitter chamado "o coringa do bem" levantou a questão sobre se de fato existiu uma espiã nazista britânica chamada Sarah Winter, que supostamente inspira o nome da militante presa.

O ceticismo nesse caso nos faz perceber que pouco se sabe sobre a suposta espiã. Além de um verbete na Wikipédia em inglês, criado em 2010, e algumas reportagens que praticamente reproduzem o conteúdo da enciclopédia, não se encontram muitas fontes a respeito.

Curiosamente, o verbete em questão, ainda em 2010 foi marcado para ser deletado por uma possível tentativa de criar um hoax, que é quando tentam fazer as pessoas acreditarem em algo falso.

Contudo, após uma discussão entre membros da Wikipédia, um deles afirmou que as fontes do verbete são verdadeiras e que elas confirmam que Sarah Winter realmente existiu. Entretanto, as tais fontes são livros bem raros a respeito da segunda guerra mundial, ou seja, é difícil verificar a autenticidade e o membro da Wikipédia em questão não apresentou imagens dos livros com as partes que falam da suposta espiã confirmando a informação.

Página de discussão na Wikipédia sobre a Sarah Winter
Página de discussão na Wikipédia sobre a Sarah Winter.

É importante deixar claro que eu não estou dizendo que as citações dos livros são falsas, apenas que é muito difícil confirmar a autenticidade a partir deles, já que os livros são raros.

Mas os jornalistas não são fontes confiáveis? Na grande maioria das vezes sim, porém as reportagens que falam sobre a Sarah Winter utilizam a foto de uma mulher britânica de mesmo nome que morreu em 1912.

Sarah Winter
Foto da Sarah Winter que morreu em 1912. Não tem como ser a da espiã, já que a mesma supostamente morreu em 1944.

Para se ter uma noção, a primeira publicação do livro Mein Kampf do Hitler, gênese da ideologia nazista, foi publicada apenas 13 anos depois, em 1925. Em 1912, a primeira guerra ainda não tinha começado e Hitler provavelmente ainda estava tentando se tornar um pintor.

A suposta espiã, de acordo com o jornalista Guilherme Amado em reportagem da Revista Época, teria morrido em 1944. A reportagem de Amado utiliza a foto da Winter que morreu em 1912, que é pública e pode ser encontrada na Cambridgeshire Community Archive Network.

Reportagem do jornalista Guilherme Amado sobre a Sarah Winter na Revista Época
Reportagem do jornalista Guilherme Amado sobre a Sarah Winter na Revista Época.
Cambridgeshire Community Archive Network website
Página da Cambridgeshire Community Archive Network, fonte original da foto da Sarah Winter que morreu em 1912

Enfim, a espiã nazista britânica Sarah Winter, como pontuou "o coringa do bem", parece uma lenda urbana. Espero que alguém possa esclarecer se ela existiu ou não.

Fontes